top of page

História

 

Em 14 de fevereiro de 1985 

 

Antes de decorrer, contando a historia da fundação, inicio contando como se deu os fatos que levou a fundar esta humilde obra de caridade.

Em meados do ano de 1984 na sede do Grupo Espirita Dr. Bezerra de Menezes, localizado na Rua Castelo Branco nº 200 na Vila Barros, Guarulhos, São Paulo, no mês de Novembro em reunião de diretoria o Sr. José Barbeiro, fundador do grupo, manifestou a vontade de fundar o Lar dos Idosos dizendo que quando fosse realizado o Grupo espirita, no seu estatuto estaria escrito os seguintes termos: 

 

1º - Grupo Espirita Dr. Bezerra de Menezes;

2º - A Casa das Crianças na favela (Comunidades);

3º - O Lar dos Idosos;

4º - A Casa da Mãe Solteira

 

 

Como na época já havia sido iniciado as crianças, Sr. José Barbeiro abriu a discussão para a fundação da casa dos idosos, onde, em principio a diretoria não aprovou a ideia e teve uma grande discussão, assim o Sr. José Barbeiro levantou-se e foi embora para sua casa e não mais voltou para o Grupo Espirita Dr. Bezerra de Menezes. 

 

Então foi quando o mesmo convocou uma equipe de confrades que compartilhou com suas ideias e fundaram o Lar dos Idosos Dr. Bezerra de Menezes conforme segue. Aos quatorzes dias do mês de Fevereiro de 1985, às 20h00min, na Cidade de Guarulhos, São Paulo, foi fundada à associação denominada Lar  dos Idosos Dr. Bezerra de Menezes com a finalidade de auxiliar os idosos a famílias carentes sem descrição de cor, raça, religião ou credo,  entidade filantrópica  sem fins lucrativos com cunho Espirita Kardecista, dependente de campanhas bem como, quadro de sócios, doações de pessoas de boa vontade, empresas e eventos promocionais  diversos para sua sobrevivência.

 

Foi quando um dos membros da diretoria Sr. Morita com a provação da sua Família, disse que emprestava uma residência de sua propriedade por dois anos na Rua Heitor Luiz Jordão nº 31 em Cumbica Guarulhos São Paulo,  onde assim foi aceito o empréstimo pela diretoria. E consequentemente foi dado o inicio aos trabalhos com seis idosas interna, pois, em principio, o lar foi fundado nesta intenção para atender e prestar auxilio somente para idosas. Foi quando então, o Sr. José Rodrigues da Silva Neto, conhecido como Zé Neto, foi convidado pelo o Sr. José Barbeiro, Presidente, a fazer parte da diretoria porque estavam com dificuldade na tesouraria, onde atual diretor tesoureiro havia abandonado o cargo. O Sr. José Rodrigues, então aceitou o convite, e iniciando junto com os trabalhos da associação. Mas, para minha surpresa de todos, a vice presidenta também havia  abandonado o seu cargo. Mesmo assim continuamos com os diretores restantes por um ano e onze meses. Até que Sr. Morita solicitou ao Sr. José Rodrigues a devolução do seu imóvel que já estava vendido que assim, teria que desocupar até o final da mesma semana, isto foi em uma segunda feira, onde nós estávamos com cinco idosas interna. Então foi quando, eu, José Rodrigues (Zé Neto) testei minha fé em Deus. Fiz uma prece e fui resolver esta tarefa árdua mais com amor. Na quarta feira daquela semana desocupei o imóvel do Sr. Morita entregando-lhe as chaves, e devolvendo as idosas aos seus familiares. Após, alugamos uma casa no bairro Inocop, nesta Cidade de Guarulhos pelo período de um ano ate que tivéssemos a oportunidade de conseguir um local para dar continuação no  projeto  do Lar dos Idosos. 

 

Neste intervalo o Sr. Anibal um colaborador, convidou o Sr. José Barbeiro a irem até a residência da Sra. Carminda Serôdio solicitar uma doação de um lote de terreno na região do Haroldo Veloso, onde, esta Sra. era proprietária de grande área de terra neste bairro e assim fizeram, foi marcado o encontro na residência da Sra. Carminda. Por esta Irmã ter a idade bem avançada a mesma solicitou a presencia do seu sobrinho o Sr. Paulo Carvalho Serôdio, com a presença desses membros, foi apresentado o projeto do Lar dos Idosos aos respectivos Senhores, e logo após a solicitação do Sr. Anibal e Sr. José Barbeiro, os mesmos tiveram uma surpresa, quando a Sra. Carminda de pronto falou para o sobrinho que ele separasse dois lotes de terreno e doasse, para que fosse construído a sede do Lar dos Idosos, nas suas palavra, para construção do asilo, e assim foi feito. Fomos então conhecer os lotes, eram dois lotes de 250m², ótimos, porém eu visualizei um problema, que a área doada estava bem próximo as divisas do aeroporto, onde havia muito barulho dos aviões, conversei com o Sr. Paulo explicando que o barulho vinham prejudicar a entidade por se tratar de idosos, porém ele entendeu e transferiu a doação para a Rua Candea, próximo o local que é situada hoje, também havia problemas de barulho que vinha de uma obra em construção nos fundos da área, foi então foi que o Sr. Arai, proprietário da área em construção,  propôs  a troca desta área  pela área que estamos  hoje, a área tem 514 metros quadrados e assim que aceitamos a troca iniciamos a construção de um lindo barracão de madeira com uma sala para palestras, evangelização infantil, cursos mediúnicos, câmara de passes e dois cômodos para moradia do casal de caseiros o Sr. José e Dona Petronília, pessoas estas, que começaram junto com as idosas em Cumbica. Ela era funcionaria, e recebia salario pelos seus trabalhos executado na casa. 

 

Então, iniciaram-se novamente os trabalhos sociais, atendendo as famílias dos bairros vizinhos com cestas básicas, roupas e calçados, deu-se o inicios nas reuniões publicas, cursos de evangelização infantil e os trabalhos de assistência sociais. Os cursos ficaram na responsabilidade da Sra. Izildinha, a evangelização na responsabilidade de Edina e Isabel, e a assistência social na responsabilidade do Sr. Hudson.

 Após, foi dado o inicio para a construção do prédio do Lar dos Idosos, o Sr. Paulo Carvalho apresentou o Sr. Oiram de Castro Tamassia, Engenheiro Arquiteto, que junto com o Sr. José Barbeiro e eu, José Rodrigues, iniciamos os estudos do projeto das estruturas do prédio. O Sr. Oiram de Castro Tamassia Engenheiro, também como o Sr. Paulo apresentou uma empresa de estudos de fundações de solo a qual fez as perfurações na área para a provação do projeto sem oneração de qualquer custo ou valor, foi a primeira grande doação para o Lar dos Idosos, houve também outras grandes doações, bem como o projeto feito pelo o Sr. Oiram que assumiu a responsabilidade do projeto fazendo com amor sem cobrar pelo seu trabalho, o Sr. Oiram também indicou para realizar o projeto elétrico o engenheiro, Sr. Crispim, o qual fez o projeto elétrico sem cobrar, doando o trabalho total para o Lar dos Idosos. As despesas paga pelo Lar foi somente dos desenhos do projeto estrutural do prédio, onde para a nossa surpresa o projeto quando foi posto fisicamente na pratica não coube dentro da área, era necessário mais espaço para os alicerces. Assim, eu Zé Neto fui falar com o Sr. Paulo Serôdio e contei que o terreno doado não cabia os alicerces, ele então me disse, tenho no lado direito um lote é uma área que reservei para doar para que seja construído um Batalhão de policia Militar, veja o espaço que precisa e faça os alicerces do Lar. Contudo, então ele doou mais um lote de cinco metros  de frente por vinte e cinco metros de lateral. 

 

 Paralelos com os projetos foram realizado, um grande bingo com onze prendas de eletrodoméstico novos, doados pelas lojas de Guarulhos, solicitadas através de ofícios para as lojas e gerentes das mesmas, onde com boa vontade nos doaram todas as prendas para a entidade promover o evento. Esteve presente 620 pessoas de boa vontade querendo ajudar construir esta obra que é o Lar dos Idosos Dr. Bezerra de Menezes, a receita arrecadada no evento foi aplicada nos materiais para a fundação e alicerces da obra. Ressaltando que este evento foi realizado na escola do Haroldo Veloso, o espaço utilizado gratuitamente. 

Através de ofícios para as empresas e lojas de venda de materiais de construção, foram doadas pedras, blocos e areia para a construção. Após o projeto pronto contratei um pedreiro e um ajudante e iniciei a obra, contei com ajuda do Sr. Hudson, o Sr. Brito e de mais companheiros ajudando acompanhar a construção, foi realizado outros eventos também com muito sucesso para edificação da obra.  

 

 Hoje temos as escrituras da área em nome do Lar dos Idosos Dr. Bezerra de Menezes, continuamos com a construção, foi doado mais um lote de terreno o mesmo foi construído uma sala para o Bazar beneficente, onde este também consta escritura em nome do Lar dos Idosos.

Foram feitos duas alterações nos estatutos da casa, na forma de internato para convivência sem internato dos Idosos, a outra mudança, criamos os departamentos como segue Núcleo de estudos espirita Dr. Bezerra de Menezes, na responsabilidade de sete diretores no Conselho Doutrinário com organização das palestras semanal da casa, Biblioteca com nome Professor Mauricio, evangelização infanto juvenil, cursos com programa básico da doutrina espirita, cursos e treinamento na educação mediúnica, trabalhos práticos, bem como o diálogo fraterno, mentalização, socorro fraterno, desobsessão e equitoplasmia.

 

Após 70% da obra concluída, com os trabalhos em andamento, foi quando começaram a saída de alguns membros por motivos de mudança de São Paulo para outros estados, outros por não aceitar as mudanças. Vale ressaltar, que nós sabemos que são normais estas mudanças, peço a Deus que dê saúde, paz a todos que participaram direto ou indiretamente desta obra, Deus me deu saúde e sabedoria para conduzir todos os processos para o bom andamento e progresso desta obra de caridade, jamais sucumbir da responsabilidade assumida junto a Deus, a Jesus e a espiritualidade e Dr. Bezerra de Menezes patrono desta humilde casa.

Estes são os principais relatos Históricos simplificados desta obra em nome do Lar dos Idosos Dr. Bezerra de Menezes, peço a Deus que abençoe e dê saúde, paz a todos os protagonistas desta obra, a todos os leitores que tiverem a oportunidade de ler esta História e que possam sugerir com boas ideias as possibilidades de melhoramentos para o crescimento desta obra de caridade ao próximo.

 

Abraço.

 

José Rodrigues da Silva Neto

Presidente.

 

Presidente: José Rodrigues Neto

 

Bezerra de Menezes, inspiração;

Allan Kardec, nossa união, trabalho e codificação.


Telefone : 11-98512-2365


Email : lardosidososbmenezes@hotmail.com

Socialize-se conosco

 

Compartilhe, comente e curta nossa página no facebook e fique por dentro de todas as atualizações, palestras e reuniões da casa

 

 

                                 /neebezerra

 

  • s-facebook
Compartilhe ideias

 

Deixe seu recado na aba Entre em Contato e deixe suas sugestões, dúvidas e perguntas. Teremos o prazer de atender você!


© 2014 por Bezerra de Menezes.

    Diretoria de Comunicação

 

Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page